Quando falamos em toxina botulínica de uso cosmético, nos referimos a Toxina do Tipo A (uma das oito toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum), a mais potente e a única aprovada atualmente para este fim.

O seu mecanismo de ação ocorre pelo bloqueio da liberação do neurotransmissor acetilcolina, que por fim resultará no bloqueio de impulsos nervosos locais. A consequência indireta e esperada disto é o “enfraquecimento” do músculo no local. Desta forma, a toxina botulínica não age diretamente na pele, mas na musculatura que está abaixo desta, a qual é em grande parte responsável pelas rugas dinâmicas (aquelas que surgem com os movimentos da face). Enfraquecendo esta musculatura, as rugas na pele serão atenuadas, trazendo aparência suave e jovial à região tratada.

Os resultados começam a se tornar aparentes geralmente entre 2 e 5 dias após as injeções, podendo este período ter alguma variação. Os efeitos clínicos duram em torno de 4 a 6 meses, também podendo apresentar variações destes períodos.

Ao buscar este tipo de tratamento, o paciente deve compreender que a atividade muscular não é o único fator responsável pela formação das rugas e pelo consequente envelhecimento facial. Outros fatores contribuem neste processo, os quais não são solucionados com aplicações de toxina botulínica isoladamente. Desta forma pode ser necessário incluir outros procedimentos, os quaispoderão ou não ser realizados ao mesmo tempo da aplicação da toxina. Quanto mais avançado o processo de envelhecimento facial, maior a probabilidade desta associação de terapias.

A aplicação da toxina, independentemente da região a ser tratada, não segue um padrão, podendo variar amplamente de paciente para paciente conforme suas particularidades na análise facial e de acordo com suas queixas estéticas.

Os cuidados após as injeções são simples, entretanto segui-los rigorosamente é essencial para o bom resultado final. O retorno às atividades é imediato, com pequenas restrições por poucas horas após o procedimento.

Por fim, lembre-se sempre de informar o seu cirurgião sobre o uso de qualquer tipo de medicamento, alergias e doenças. Estas informações são fundamentais para que ele possa lhe oferecer o tratamento da forma mais segura e efetiva possível.

 

Dr. Lourenço Santiago Senandes
CREMERS 33773 – RQE 28844

Deixe uma resposta